quarta-feira, 8 de maio de 2019

Plantas que decoram a casa e afastam o mosquito Aedes aegypti

Em tempos de proliferação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, todos nós queremos saber medidas eficazes para afastar o seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Diante disso, existe uma teoria de que algumas plantas, se cultivadas em casa, podem afastar esse mosquito. Mas, será que isso realmente funciona?
Segundo o engenheiro agrônomo e paisagista Gabriel Kehdi, de modo geral, o simples cultivo de uma planta não é suficiente para repelir insetos do ambiente em que é cultivada. “O poder repelente das plantas se deve a substâncias químicas produzidas pelas folhas, flores, frutos, ramos e/ou raízes, que não se espalham pelo ambiente sem algum método de extração”, explica.
Ele ainda acrescenta: “a produção de substâncias químicas com poder repelente, urticante, atordoante, tóxico, entre outros, é um mecanismo de defesa natural das plantas contra seus predadores e algumas dessas substâncias podem também ser aproveitadas por nós para repelir insetos indesejados”.
De todo modo, Gabriel diz que ter um ‘estoque’ de algumas plantas para preparar repelentes caseiros pode ser uma boa opção.

Plantas que afastam o mosquito da dengue

De acordo com Gabriel, as plantas cultivadas utilizadas como repelentes com ação sobre o mosquito da dengue são:

A citronela é um exemplo de planta que consegue afastar os mosquitos da dengue (Foto: depositphotos)

Citronela

Nome popular: Citronela Nome científico: Cymbopogon  winterianum;   Cymbopogon nardusHábito: Planta herbácea Substância repelente: Óleo essencial Uso comum: Aplicação no ambiente Luz ideal para cultivo: Sol pleno Substrato para plantio: Rico em matéria orgânica e bem drenado (3 partes iguais de composto orgânico, terra e areia)

Nim (ou Neem)

Nome popular: Nim (ou Neem).Nome científico: Azadirachta indica.Hábito: Árvore Substância repelente: Óleo essencial Uso comum: Aplicação no ambiente Luz ideal para cultivo: Sol pleno  Substrato para plantio: Rico em matéria orgânica e muito bem drenado.

Santa Bárbara

Nome popular: Santa-Bárbara ou Cinamomo
Nome científico: 
Melia azedarach
Hábito: Árvore Substância repelente: Limonóides Uso comum: Aplicação no ambiente Luz ideal para cultivo: Sol pleno Substrato para plantio: Rico em matéria orgânica e muito bem drenado.
Os óleos de citronela e de nim podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos de jardinagem ou casas agrícolas, pois também têm ação repelente sobre algumas pragas de plantas.

Andiroba e cravo-da-índia também podem ajudar

Alguns estudos e pesquisas também apontam a andiroba e o cravo-da-índia como poderosos repelentes contra mosquitos. Sobre a andiroba, Gabriel diz que, de certa forma, todos os estudos científicos relataram algum êxito da planta em repelir insetos, incluindo o Aedes aegypti. Porém, alguns desses estudos encontraram um baixo poder de repelir os mosquitos, enquanto outros tiveram eficácia de 100%.
Com relação ao cravo-da-índia, o engenheiro agrônomo diz que este é um poderoso repelente de insetos, de modo geral. “O único ponto negativo é que é preciso quantidades enormes de cravo-da-índia (em sachês e frascos abertos) para que os insetos sejam repelidos de um ambiente. Também é muito comum que pessoas se sintam incomodadas com o seu aroma constante e abandonem o uso”, diz ele.

E a crotalária?

Também existe uma teoria sobre o poder repelente da planta crotalária, pois ela atrai libélulas, que são insetos considerados predadores do mosquito Aedes aegypti. Porém, Gabriel diz que não há comprovação científica para a eficácia da ação desta planta.O especialista explica que as libélulas não são suficientes para esse controle, pois se alimentam apenas das larvas do mosquito da dengue. “As libélulas adultas precisam depositar seus ovos em água limpa, o mesmo ambiente que o mosquito da dengue. Portanto, as larvas de libélula vivem submersas e se alimentam de larvas do mosquito da dengue e de outros insetos aquáticos. Isso faz com que as libélulas contribuam minimamente no controle do mosquito, pois eliminam somente as larvas. Mesmo assim, para isso acontecer, as crotalárias precisam ser plantadas próximas a lagos, em que haverá a consolidação do ciclo de vida da libélula”.
Escrito por Mariana Keller


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotossíntese