segunda-feira, 6 de março de 2017

Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular ou sistema circulatório humano é responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo. O Sistema Cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e o coração.
Sistema Cardiovascular
Veja mais detalhes sobre o sistema circulatório humano e de outros animais.

Vasos Sanguíneos
Os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.

Artérias
As artérias são vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do coração, sendo transportado para as outras partes do corpo.
A musculatura das artérias é espessa, formada de tecido muscular bastante elástico. Permite, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardíaco.
As artérias se ramificam pelo corpo e vão se tornando mais finas, constituindo as arteríolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.

Veias
As veias são vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o coração. Sua parede é mais fina que a das artérias e, portanto, o transporte do sangue é mais lento. Assim, a pressão do sangue no interior das veias é baixa, o que dificulta o seu retorno ao coração. A existência de válvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direção ao coração.
Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. As veias pulmonares transportam o sangue arterialoxigenado, dos pulmões para o coração.

Vasos Capilares
Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que integram o sistema cardiovascular, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.
Suas paredes são constituídas por uma camada finíssima de células, que permite a troca de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico) do sangue para as células e vice-versa.

Coração
O coração é um órgão do sistema cardiovascular que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.
É oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada pericárdio, e internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada endocárdio. Suas paredes são constituídas por um músculo, o miocárdio, sendo o responsável pelas contrações do coração.
O miocárdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores denominadas átrios (direito e esquerdo) e duas inferiores denominadas ventrículos (direito e esquerdo). Os ventrículos possuem paredes mais grossas que os átrios.
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o mesmo acontece do lado esquerdo. No entanto, não há comunicação entre os dois átrios, nem entre os dois ventrículos.
Sistema Cardiovascular
Para impedir o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios existem válvulas. Entre o átrio direito e o ventrículo direito é a válvula tricúspide, já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo é a mitral ou bicúspide.
O coração possui dois tipos de movimentos: a sístole e a diástole. A sístole é o movimento de contração em que o sangue é bombeado para o corpo. A diástole é o movimento de relaxamento, quando o coração se enche de sangue.

Pulsação
A pulsação do sistema cardiovascular é observada a cada vez que os ventrículos se contraem, impulsionando o sangue para as artérias, ou a cada batida do coração.
Por esse movimento de pulsação, também chamado de pulso arterial, é possível verificar a frequência dos batimentos cardíacos.
Importante destacar que o coração é um órgão que funciona em ritmo constante. As irregularidades no seu ritmo, indicam o mau funcionamento do coração, caracterizadas pelas arritmias cardíacas.
As arritmias podem se manifestar com palpitações, dificuldades respiratórias, dor no peito, tonturas e desmaios.


Artérias

As artérias são um tipo de vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. São responsáveis pelo transporte do sangue arterial (com oxigênio e nutrientes) do coração para todos os tecidos do corpo.
Artérias
Anatomia do coração com artérias e outras estruturas

As artérias de maior diâmetro possuem paredes mais espessas e elásticas. Elas se ramificam em outras de menor diâmetro e assim progressivamente até formar as arteríolas.
As artérias têm paredes mais elásticas do que as veias e ajudam a controlar a pressão sanguínea. Enquanto as veias possuem válvulas para evitar que o sangue retorne.

Principais Artérias do Corpo Humano
A aorta é a principal artéria do corpo. É uma artéria de grande diâmetro, de paredes elásticas, que contribui para estabilizar o fluxo sanguíneo. Recebe o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração.
Ramifica-se em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo. Logo no começo, há a porção ascendente da aorta de onde se originam as artérias coronárias, que fazem a irrigação do coração.
Artérias

Ilustração da Artéria Aorta

A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
Depois a aorta desce originando, na região torácica e abdominal, outros ramos que fazem a irrigação dos órgãos aí localizados. Por fim há os ramos terminais da aorta, que se dividem em artérias ilíacas comuns direita e esquerda.
Algumas das artérias que se originam da aorta são:
·         Artérias Subclávias: ramificam-se em outras artérias que distribuem o sangue para a cabeça, pescoço e membros superiores;
·         Artérias Carótidas Comuns (direita e esquerda): ramificam-se em artérias carótidas externas, que irrigam a cabeça e o pescoço, e artérias carótidas internas, que levam o sangue para o cérebro;
·         Artéria Renal: transporta o sangue para os rins;
·         Artéria Ilíaca: distribui o sangue para os membros inferiores e região pélvica.
·         Artéria Femoral: é a principal artéria da perna.
artéria pulmonar é diferente das outras pois transporta sangue venoso, rico em gás carbônico. O sangue sai do coração (bombeado pelo ventrículo direito) e vai para os pulmões para ser oxigenado.

Tipos de Artérias
As artérias de maior diâmetro possuem paredes elásticas e espessas que se ramificam em outras de menor diâmetro e assim progressivamente até formar as arteríolas. Essas últimas são vasos bem finos que levam o sangue até os capilares.
Artérias
Foto de corte histológico de artéria mostrando as camadas

As artérias são compostas por três camadas distintas: uma interna (túnica íntima), uma média (túnica média) e uma mais externa (túnica adventícia).
As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas:

Artérias Elásticas (Grande Calibre)
As artérias elásticas, ou grandes artérias, ajudam a manter a pressão arterial e a velocidade do sangue uniforme, à medida que se distanciam do coração. Com isso, essas artérias ajudam a estabilizar o fluxo do sangue.
Suas paredes internas são mais espessas e têm grande elasticidade, devido à presença de várias lâminas elásticas na camada média.

Artérias Musculares (Calibre Médio)
As artérias musculares são compostas por muitas camadas de células musculares lisas. Suas paredes internas são mais espessas do que as das arteríolas. Devido à presença das células musculares lisas, que contraem e relaxam, conseguem controlar o fluxo sanguíneo para os diferentes tecidos.

Arteríolas (Pequeno Calibre)
As arteríolas são as de menor diâmetro, possuem menos do que 0,5mm. Suas camadas são bem finas. Enviam sangue para os capilares.





Doenças Arteriais
Artérias
Processo que ocorre na aterosclerose
A aterosclerose é um dos problemas que mais mata pessoas nos países desenvolvidos. As artérias entupidas são resultado do acúmulo de placas de gordura (chamadas de ateromas), que interferem na circulação normal do sangue. A formação dos ateromas leva à inflamação das artérias, que se chama aterosclerose.
Outro problema é a arteriosclerose que se relaciona com o processo de envelhecimento natural das artérias. Com o passar do tempo as paredes das artérias perdem elasticidade e se tornam mais espessas. Tornando-se endurecida, a artéria não controla a pressão da mesma forma, e com isso há aumento da pressão arterial, ou seja, hipertensão.


Veias do Corpo Humano

As veias do corpo humano são vasos sanguíneos que fazem parte do sistema circulatório do organismo e se ramificam por todo o organismo.
A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Note que os tipos de vasos sanguíneos são classificados em: artérias, veias e capilares sanguíneos.

Sangue Venoso e Sangue Arterial
sangue venoso, é aquele rico em gás carbônico, ou seja, é pobre em oxigênio. Circula das vias sistêmicas e árvore arterial pulmonar para o coração.
Por sua vez, o sangue arterial é rico em oxigênio, circula pelas veias pulmonares e artérias sistêmicas, transportando o sangue para fora do coração.

Estruturas das Veias
Veias do Corpo Humano
As veias são tubos formados por válvulas venosas que impedem o fluxo inverso do sangue. Elas possuem três camadas de parede chamadas: túnica íntima (tecido conjuntivo), túnica média (tecido muscular e tecido elástico) e túnica adventícia (tecido conjuntivo flexível).

Principais Veias do Corpo Humano

·         Veias Pulmonares: Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
·         Veia Cava: As veias cavas (superior e inferior) são responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio (rico em dióxido de carbono) do corpo até o átrio direito do coração. Nesse ínterim, a veia cava superior transporta o sangue da parte inferior do corpo, enquanto a veia cava inferior transporta o sangue da parte superior do corpo, ou melhor, da cabeça e dos membros superiores.
·         Veia Jugular: essa veia está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.
·         Veia Safena: principais veias do sistema venoso, as veias safenas são responsáveis pelo transporte de sangue de cima para baixo.


Doenças nas Veias

Varizes
As varizes são veias dilatadas que aparecem nos membros inferiores causando dores, inchaços, deformações e perda da sensibilidade. Embora seja mais comum nas mulheres, os homens também possuem varizes.
Não obstante, as úlceras varicosas são caracterizadas pelo acúmulo de sangue venoso, falta de oxigenação, aumento de pressão e acúmulo de toxinas.

Flebite
A flebite, também chamada de trombose venosa, é caracterizada pela inflamação que ocorre na parede das veias, causando inchaços, dores e sensação de peso nas pernas.
Vale destacar que há dois tipos de flebites, a saber: a flebite superficial, caracterizado por veias visíveis; e a flebite profunda, marcada por veias mais profundas.

Curiosidades

·         O estudo das veias e dos tratamentos de vasos sanguíneos é chamado de Flebologia.
·         A veia possui paredes mais finas que as artérias na medida em que sofrem uma pressão menor.
·         O diâmetro das veias pode variar, ou seja, algumas tem menos de 1 mm (veias finas), e outras pode chegar até 10 mm (veias grossas).



Sangue

O sangue é um tecido líquido, formado por diferentes tipos de células, que circula por todo nosso corpo. Em um adulto circulam, em média, seis litros de sangue.

Funções do sangue
Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias:
·         leva oxigênio e nutrientes para as células;
·         retira dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular);
·         conduz hormônios pelo organismo.
O sangue desempenha um importante papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos.

Composição do sangue

O sangue parece um líquido homogêneo, no entanto, com a observação por microscópio pode-se verificar que o sangue que é heterogêneo, é composto de: glóbulos vermelhosglóbulos brancosplaquetas e plasma.

·         glóbulos vermelhos – também chamado de hemácias, são células em maior quantidade nos humanos, em fora de disco côncavo de ambos os lados, não possuem núcleo. São produzidas pela medula óssea, ricas em hemoglobina, uma proteína cujo pigmento vermelho dá a cor característica ao sangue que tem a propriedade de transportar o oxigênio, desempenhando papel fundamental na respiração.

·         glóbulos brancos – também chamados de leucócitos, produzidas na medula óssea, são células de defesa do organismo (sistema imunológico), que destroem os agentes estranhos, como bactérias, vírus e as substâncias tóxicas que atacam nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Tem papel importante na coagulação do sangue.
No sangue há diferentes tipos de leucócitos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo: neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, linfócitos.
Os leucócitos são maiores que as hemácias, porém, a quantidade deles no sangue é bem menor. Quando o organismo é atacado por agentes estranhos, o número de leucócitos aumenta significativamente.

·         plaquetas – também chamadas de trombócitos, não são células, mas fragmentos celulares, que atuam na coagulação do sangue. Quando há um ferimento, com rompimento de vasos sanguíneo, as plaquetas aderem às áreas lesadas e produzem uma rede de fios extremamente finos que impedem a passagem das hemácias e retém o sangue.

·         plasma – é um líquido de cor amarela e corresponde a mais da metade do volume do sangue. É constituído por grande quantidade de água, mais de 90%, onde encontram-se dissolvidos os nutrientes (glicose, lipídios, aminoácidos, proteínas, sais minerais e vitaminas), o gás oxigênio e hormônios, e os resíduos produzidos pelas células, como gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminadas do corpo.

Tipos sanguíneos
Um dos sistemas para classificação do sangue é o sistema ABO. De acordo com ele, há quatro tipos sanguíneo: A, B, AB e O. Os tipos possíveis de doação compatíveis são:

·         tipo A – recebe de A e O e doa para A e AB
·         tipo B – recebe de B e O e doa para B e AB
·         tipo AB – recebe de A,B, AB e O e doa para AB
·         tipo O recebe de O e doa para A,B,AB e O

Para saber mais: Corpo Humano e Sistemas do Corpo Humano.
Disponivel em:"< https://www.todamateria.com.br/sistema-cardiovascular/ >" - Acessado em: 06/03/2017 - 22:00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotossíntese