Adiantar uma hora do relógio ainda divide opiniões no Brasil, mas economia de energia é real.
SÃO PAULO – A ideia de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão surgiu há mais de 120 anos e foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931. A partir de 1985, o horário de verão começou a ser adotado todos os anos e desde 2003 é válido apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O objetivo é principal do horário de verão é economizar energia, já que dá para aproveitar a luz do dia por mais tempo no início da noite e há menos consumo no horário de pico (entre 18h e 21h).
Estados de outras regiões do Brasil, como Bahia e Tocantins, até chegaram a aderir a medida em alguns períodos, mas por motivos diversos estão fora da abrangência atual. No Norte e Nordeste, há pouca diferença da duração do dia e da noite tanto no inverno quanto no verão. Isso porque as regiões estão localizadas próximas à Linha do Equador.
O horário de verão divide opiniões no país inteiro. Tem gente que não gosta da sensação de acordar uma hora mais cedo. Outros acham a ideia de sair do escritório em plena luz do dia a melhor coisa do mundo.
Afinal, quais são os reais benefícios do horário de verão?
1 – A economia de energia e, consequentemente, de dinheiro é um fato
2 – Há redução de energia elétrica . Com o dia mais longo, mais tempo de calor e menos necessidade de aquecer a água do chuveiro quando for tomar banho, por exemplo.
3 – Estudos apontam redução de acidentes nos horários de pico do trânsito, já que no horário de verão as ruas e estradas ficam mais claras por conta da iluminação natural.
Ainda que algumas pessoas continuem céticas sobre os benefícios do horário de verão, seus benefícios são reais para o economia de energia no planeta. O meio ambiente agradece.
Fonte: https://www.juntospelaagua.com.br/2016/11/18/beneficios-horario-verao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário