terça-feira, 4 de dezembro de 2018


  O que mantém um avião voando sendo que ele é muito mais pesado que o ar?



Nossa atmosfera desempenha uma importante função de proteção contra a entrada de objetos espaciais, que podem ser naturais como meteoros, asteroide, etc ou artificiais como restos de equipamentos espaciais tais como satélites, estações espaciais, etc.

Veja o que acontece quando alguns desses materiais entra na nossa atmosfera.

Processo de fotossíntese realizado por uma planta aquática (Elodea sp.)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dia Mundial da Luta contra a Aids (01 de Dezembro)

 O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
 Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. 
 No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
 Porque o laço vermelho como símbolo?
  O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
 O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/aids, divulgar as necessidades dos que vivem com HIV/aids e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas.
 O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.
 Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. 
 Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.
inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana.
 A evolução da epidemia de aids permite identificar vários exemplos de expressão de solidariedade. Talvez o mais significativo deles seja a mobilização da população em todo mundo no dia 1º de dezembro, "Dia Mundial da Luta Contra a Aids". Nesse dia, se comemora o esforço de cada nação no combate à aids. A data é dedicada à luta contra a aids pela solidariedade, contra a discriminação e o preconceito em relação a todas as pessoas que vivem com o HIV.
 Fontes de informação e pesquisa

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO HORÁRIO DE VERÃO?

 Adiantar uma hora do relógio ainda divide opiniões no Brasil, mas economia de energia é real.

SÃO PAULO – A ideia de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão surgiu há mais de 120 anos e foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931. A partir de 1985, o horário de verão começou a ser adotado todos os anos e desde 2003 é válido apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 O objetivo é principal do horário de verão é economizar energia, já que dá para aproveitar a luz do dia por mais tempo no início da noite e há menos consumo no horário de pico (entre 18h e 21h).
 Estados de outras regiões do Brasil, como Bahia e Tocantins, até chegaram a aderir a medida em alguns períodos, mas por motivos diversos estão fora da abrangência atual. No Norte e Nordeste, há pouca diferença da duração do dia e da noite tanto no inverno quanto no verão. Isso porque as regiões estão localizadas próximas à Linha do Equador.
 O horário de verão divide opiniões no país inteiro. Tem gente que não gosta da sensação de acordar uma hora mais cedo. Outros acham a ideia de sair do escritório em plena luz do dia a melhor coisa do mundo.
Afinal, quais são os reais benefícios do horário de verão?
1 – A economia de energia e, consequentemente, de dinheiro é um fato
2 – Há redução de energia elétrica . Com o dia mais longo, mais tempo de calor e menos necessidade de aquecer a água do chuveiro quando for tomar banho, por exemplo.
3 – Estudos apontam redução de acidentes nos horários de pico do trânsito, já que no horário de verão as ruas e estradas ficam mais claras por conta da iluminação natural.
 Ainda que algumas pessoas continuem céticas sobre os benefícios do horário de verão, seus benefícios são reais para o economia de energia no planeta. O meio ambiente agradece.
Fonte: https://www.juntospelaagua.com.br/2016/11/18/beneficios-horario-verao/

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Darwinismo Vol 3.2

Organismos unicelulares Vol 3.3

Darwin no Brasil Vol 3.2

Ecologia comunidade e natureza Vol 3.1

Pegada ecológica Vol 3.1

A vida na água Vol 2.4

Fotossíntese verde novo em folha Vol 2.3

Como começou a vida Vol 2.3

A formação da Terra Vol 2.1

Big Bang o Universo em expansão Vol 2.1

Perigos de um solo contaminado VOL 1.4

Sistema Solar, Estrelas e Galáxias VOL 1.1

Lua e Terra um balé no espaço VOL 1.1

As voltas que o mundo dá VOL 1.1

Movimento e suas leis Vol 4 .3

Energia Vol 4.4

Propriedades da matéria Vol 4.2

Vertebrados Aves e mamíferos Vol 4.1

Invertebrados Vol 4.1

Estrutura da matéria Vol 4.2

A riqueza do solo Vol 1.2

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Dia do biólogo

 No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada no dia 03 de setembro de 1979. Desde então, esta data é celebrada anualmente como o Dia do Biólogo, no território nacional.
No dia 3 de setembro se comemora o Dia do Biólogo, mas ficou difícil celebrar a data neste ano de 2018.
Durante a noite de domingo, 2 de setembro, obras, documentos e inúmeras peças de valor arqueológico, antropológico, botânico, zoológico e cultural foram consumidas pelas chamas com o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A ciência brasileira está de luto pela perda incalculável, pouco depois de o museu comemorar seus 200 anos. (Mais em Nota de pesar pelo Museu Nacional.)
Dia do biólogo
Biólogo em trabalho de campo

O biólogo no mercado – Dia do biólogo 

Lá se vão quase quarenta anos desde a regulamentação da profissão. De lá pra cá, a profissão vem ganhando prestígio e o número de interessados na carreira biológica não para de crescer. Isto porque a biologia é vista hoje, justamente, como a profissão do futuro.
O mercado profissional oferece muito mais possibilidades do que na época da regulamentação da profissão. Uma das razões para isso é a crescente preocupação ambiental dos nossos tempos, e biólogos estão qualificados para trabalhar na área ambiental, um mercado cada vez mais procurado.
O profissional formado pode atuar em grande variedade de áreas, desenvolvendo seus estudos por meio do método científico.
A habilitação legal cumpre-se com o registro profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.
Os biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas.
3 de setembro. Dia do biólogo
Biólogo em laboratório de microbiologia
Fonte: https://biologo.com.br

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Febre Maculosa








  Como a bactéria age?

Rickettsia rickettsii é uma bactéria capaz de invadir as células humanas com uma preferência pelas células que compõe os vasos sanguíneos.

Uma vez instalada, a bactéria pode levar a lesão direta e a inflamação dos vasos atingidos em diferentes órgãos.

Essa inflamação pode provocar extravasamento do plasma sanguíneo e ativação de sistemas de coagulação do sangue.

A coagulação, por sua vez, pode levar a oclusão dos vasos sanguíneos e contribuir para a falência de múltiplos órgãos.

Em um  segundo momento, o consumo dos fatores de coagulação pode causar sangramento difuso. As manifestações hemorrágicas podem ser a primeira manifestação da doença notada.







Como acontece a transmissão da doença?





Como posso prevenir a picada do carrapato-estrela?



Fontes: 
1. Prefeitura de Belo Horizonte - Febre Maculosa
2. Prefeitura de Belo Horizonte - Boletim da Vigilância em Saúde - Maio/2014

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

CORUJAS










   As corujas são animais noturnos, ou as vezes saem para caçar de dia, elas comem animais pequenos como: ratos, cobra, lagartos, etc... Geralmente elas são conhecidas como: duas caras. Pois elas conseguem girar  o pescoço 180º para traz. Existem 133 espécies delas das quais mais de vinte se encontram em perigo de extinção caso de várias corujas nativas de florestas tropicais.
 Moram em ninhos que ficam em cima de árvores. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. 
  A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas.  Na realidade elas procuravam os insetos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores como o gavião.

  A coruja quando adulta pesa aproximadamente 400g e mede mede entre 53 e 65 cm de comprimento. Os filhotes dela, como todo e qualquer pássaro, não sabe voar e tem de ficar até um certo tempo no ninho, até que ele aprenda a voar, quando isso não acontece eles ficam desprotegidos e sozinhos no alto das arvores, onde os ninhos ficam.

Fonte: http://animaisdoblogcurioso.blogspot.com

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Ciências


Amanhã dia 22 de Junho na Disciplina de Ciências não Haverá atendimento nos Períodos da Manhã e Noite. 

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Ciências Naturais: Dia do Meio Ambiente

Ciências Naturais: Dia do Meio Ambiente: Sapinho recém-descoberto na Serra do Mar possui toxina do baiacu  Até 2014 nem a ciência sabia da existência do pingo de ouro. Animal...

Outono - Inverno As doenças mais comuns nestas épocas

Resfriado – É uma infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta), que apresenta coriza, espirros com ou sem febre moderada e pode ser causada por alergias e vírus. Os medicamentos apenas amenizam os sintomas. Para prevenir, evite o frio e as bebidas geladas e não permaneça em ambientes aglomerados, fechados e pouco ventilados.


Gripe– É uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por vírus. Assim como o resfriado, não existe remédio para a cura, mas sim para aliviar seus sintomas. Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos são alguns deles. A melhor prevenção é a vacina.

Bronquite – É uma reação inflamatória dos brônquios que impede que o ar chegue aos pulmões. Assim como outras doenças inflamatórias, o catarro, a tosse seca com chiado são os principais sintomas, seguidos pela tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre. Acredita-se que alergias, irritações causadas por fumaça ou fumo, poeira e infecções respiratórias ou agentes ambientais como a neblina podem ser os causadores da doença. A prevenção é evitar locais poluídos.

Pneumonia – É uma infecção aguda que atinge os pulmões inteiros ou em partes. Os sintomas são a tosse com expectoração de secreção amarela ou verde, às vezes marrom devido a presença de sangue, dor no tórax, que piora com a respiração, febre alta, calafrios, suor e palidez. A melhor prevenção é a vacina, não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias, evitar ambientes fechados e repousar muito em caso de gripe ou bronquite forte. 

Alergia– Ocorre quando o organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Os sintomas são parecidos com o do resfriado como coceira nos olhos e na pele. Pode ocorrer também edema(inchaço) das mucosas e risco, muito raramente, de anafilaxia que é o fechamento da glote na laringe dificultando ou impedindo a passagem do ar causando a asfixia. Para prevenir é preciso saber o agente causador da alergia, diagnosticado por um médico especialista. 

Rinite – É uma inflamação não contagiosa das mucosas do nariz e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reações a fumaça e outros agentes ambientais. Nariz escorrendo, coceira nos olhos, no nariz e na boca, espirros e, às vezes, um pouco de febre são sintomas. Evitar permanecer em locais fechados e com mofo, não fumar, evitar cheiros fortes como perfume, tintas etc, são alguns dos cuidados. 

Tomando todos esses cuidados podemos aproveitar o frio do outono e inverno para ler um livro ou assistir aquele filme.
Aproveitem enquanto ainda temos dias ensolarados para lavar os cobertores e casacos que estão guardados evitando usar roupas com cheiro de guardado no fundo do armário cheia de mofo e ácaros.


Fonte: Dra. Lívia Zimmermann
Nutrologia e Endocrinologia
http://www.vaniaassaly.com.br/artigos.asp?artigoID=26

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Dia do Meio Ambiente

Sapinho recém-descoberto na Serra do Mar possui toxina do baiacu

 Até 2014 nem a ciência sabia da existência do pingo de ouro. Animal raro é menor do que uma unha e só existe na região.
 Um morador da mata que há cerca de 40 milhões de anos vivia no anonimato. Tão escondido que, até 2014, nem a ciência sabia da existência dele. O Globo Repórter visita as matas do Núcleo Cunha, no Parque Estadual da Serra do Mar. Este animal minúsculo, raríssimo, só existe nesta região. E nas alturas, entre 900 e mil metros. É o sapinho pingo de ouro.
 Menor do que uma unha, eles têm uma toxina na pele, que é a mesma do peixe baiacu. Os efeitos sobre os animais e homens ainda não são conhecidos, mas dá para saber que eles são tóxicos pela coloração forte alaranjada.
 A notícia que as biólogas trazem não poderia ser melhor: na área onde vivem os sapinhos a mata está intocada. Essa espécie, que depende de florestas úmidas em bom estado de conservação, só ganhou reconhecimento científico depois de um exaustivo trabalho.

fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2018/06/sapinho-recem-descoberto-na-serra-do-mar

Fotossíntese