segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Dia vira 'noite' em São Paulo e cidade do interior exemplo Sorocaba com frente fria e fumaça vinda de queimadas na região da Amazônia



 A cidade 'está dentro de uma nuvem', segundo o Inmet. Fumaça de queimadas contribuiu para escuridão, diz Clima tempo. O tema "são 15h" em São Paulo acompanhado de fotos com o céu muito escuro para o horário é um dos trending topics do Brasil.

 São Paulo começou a tarde desta segunda-feira (19) com o céu encoberto por nuvens e o "dia virou   noite". O fenômeno está relacionado à chegada de uma frente fria e também de partículas oriundas da fumaça produzida em incêndios florestais.

 Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), por conta do tempo úmido e da   entrada de ar de origem polar, a temperatura caiu moderadamente desde as primeiras horas da     madrugada.

 De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da frente fria, a escuridão também é   causada pela fumaça de queimadas na região amazônica.

 "O material particulado, oriundo da fumaça produzida por esses incêndios silvestres de grande porte que   estão acontecendo na Bolívia, conjugado com o ar frio e úmido que está no litoral de São Paulo, causou a   escuridão", diz Franco Vilela, meteorologista do Inmet.

  Além disso, a cidade "está dentro de uma nuvem" por causa da atuação de duas massas com       temperaturas diferentes.

  “Isso acontece por conta dessa convergência de massas tão diferentes. A frente fria da capital, junto com    as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocam essa turbulência e   isso baixou o nível da nuvem. Assim, nós estamos dentro de uma nuvem," diz Helena Balbino,       meteorologista do Inmet.

 Segundo o Clima tempo, a fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre   e Rondônia e na Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos.

  "A fumaça não veio de queimadas do estado de São Paulo, mas de queimadas muito densas e amplas   que estão acontecendo há vários dias em Rondônia e na Bolívia. A frente fria mudou a direção dos   ventos  e transportou essa fumaça .

  No final de semana, a direção do vento estava levando a fumaça para o Sul do Brasil. Com a chegada da    frente fria no Sudeste, a fumaça começou a ser direcionada para o estado de São Paulo, segundo o         Clima  tempo.

  Segundo o Clima tempo, a fumaça proveniente de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre    e Rondônia e na Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos.

  "A fumaça não veio de queimadas do estado de São Paulo, mas de queimadas muito densas e amplas     que estão acontecendo há vários dias em Rondônia e na Bolívia. A frente fria mudou a direção dos     ventos  e transportou essa fumaça pra São Paulo", diz Josélia Pegorim, meteorologista do Clima tempo.

  “Aqui na região da Grande São Paulo a gente teve a combinação desse excesso de umidade com a       fumaça, então deu essa aparência no céu", completou.

 No final de semana, a direção do vento estava levando a fumaça para o Sul do Brasil. Com a chegada da   frente fria no Sudeste, a fumaça começou a ser direcionada para o estado de São Paulo, segundo o Clima   tempo.

 Os meteorologistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também monitora o clima   no  país, ainda não verificaram influência das queimadas no aumento na nebulosidade que tornou o céu   da capital tão escuro.

 "O vento até pode trazer essa fumaça de queimadas, mas teria que ser bem intenso o incêndio.       Geralmente, isso ocorre mais com fumaça de vulcões", diz Caroline Vidal, meteorologista do Inpe.


  Nuvens escuras e frente fria transformam dia em noite em Sorocaba
Imagem registrada às 14h em frente ao Paço Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (19/8/2019)
O sol ficou escondido nesta segunda-feira (19) em Sorocaba. O céu encoberto de nuvem transformou o dia em noite.
 Vista aérea de Sorocaba durante o início da tarde. Crédito da foto: Admir Machado (19/8/2019)
O sorocabano também precisou sair de casa agasalhado. Nas ruas, foi possível encontrar pessoas até de gorro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Sorocaba nesta segunda varia entre 12°C e 21°C. O céu deve permanecer encoberto.



terça-feira, 11 de junho de 2019

O FLORESCIMENTO DOS IPÊS

O período seco já tem atuado em algumas partes do nosso país, principalmente na região centro-oeste e nordeste, e nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo, rosa branco e o mais comum o amarelo.

 Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro. 

Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões,

·         Junho e julho: ipê-roxo

·         Julho e agosto: ipê-amarelo

·         Fim de agosto: ipê-rosa

·         Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Nota: Nem sempre a florada dos ipês respeitam essas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

  As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
                                                      ipê -  roxo 
                                                ipê- amarelo

                                                         ipê -branco
                                                           ipê- rosa

FATORES QUE INFLUENCIAM A FLORAÇÃO DOS IPÊS NO BRASIL
   Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

Luz (fotoperíodo)

      Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

      No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Água

      A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Adubação

      O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.

Temperatura

      A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.

Idade da planta

      A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dia 5 de junho dia Mundial do Meio Ambiente


Em 5 junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. O intuito era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.
Quase 50 anos depois, a temática continua em alta. Por isso, a vertente ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) promove várias iniciativas com a temática poluição do ar. O grupo lançou um site especial, um mapa interativo de eventos e um desafio digital de comprometimento para chamar a atenção para este problema, classificado como “evitável, mas que demanda ações urgentes e imediatas”.
Fonte: www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/dia-mundial-do-meio-ambiente

terça-feira, 14 de maio de 2019

Sorocaba. O Rio de Nossas Vidas! - Documentário


No dia 14 de Maio de 2019, foi realizada a atividade cultural na disciplina de Ciências com o Tema Sorocaba. O Rio de Nossas Vidas!
A atividade foi ministrada pelo Professor Gerson.
Nesta atividade, foi abordado a importância do Rio Sorocaba, que retrata este rio do interior de São Paulo, em sua multiplicidade de aspectos humanos, geográficos, históricos e ambientais. O Sorocaba, que se estende desde Ibiúna até Laranjal Paulista (onde deságua no Tietê), passando por cidades como Sorocaba e Votorantim, vem sendo despoluído e voltando a fazer parte do cotidiano da população, depois de receber por mais de um século despejos industriais e esgotos domésticos e de ser considerado, em alguns trechos, um rio sem vida.







Fotossíntese