segunda-feira, 23 de abril de 2018

Toxoplasmose

Toxoplasmose é uma doença que resulta de infecção com o parasita Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo.
Em algumas pessoas, a toxoplasmose pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, mas a maioria das pessoas afetadas nunca desenvolve sinais ou sintomas. Em crianças nascidas de mães infetadas e em pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, a toxoplasmose pode causar complicações extremamente graves.

Sintomas de toxoplasmose

Se você for saudável, provavelmente nunca saberá que pode ter contraido toxoplasmose. No entanto, algumas pessoas, desenvolvem sinais e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo:
  • Dores corporais
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Fadiga

  • Causas de toxoplasmoseToxoplasma gondii (T. gondii) é um organismo unicelular parasitário que pode infetar a maioria dos animais e pássaros. Este organismo reproduz-se em gatos. Felinos selvagens e domésticos são o melhor acolhimento do parasita.
  • Quando uma pessoa é infetada com T. gondii, o parasita forma cistos que podem afetar quase qualquer parte do corpo (muitas vezes o cérebro e músculos, incluindo o coração).
    Se você for saudável, o seu sistema imunológico mantém os parasitas sob controle. Estes permanecem no seu corpo num estado inativo, proporcionando-lhe imunidade ao longo da vida, pelo que você não poderá ser infetado com o parasita novamente. Mas se a sua resistência estiver enfraquecida por doenças ou certos medicamentos, a infecção pode ser reativada, levando a complicações graves.
    Embora você não possa "pegar" toxoplasmose a partir de uma criança ou adulto infetados, você pode ser infetado se:
    • Entrar em contato com fezes de gato que contêm o parasita. Você pode ingerir acidentalmente os parasitas se tocar na sua boca depois de praticar trabalhos de jardinagem, limpeza de uma caixa de areia ou tocar qualquer coisa que tenha entrado em contato com fezes de gatos infetadas. Gatos que caçam ou que comem carne crua são mais propensos a abrigar T. gondii.
    • Comer alimentos ou beber água contaminados. Cordeiro, carne de porco e carne de veado são especialmente susceptíveis a estar infetadas com T. gondii. Ocasionalmente, produtos láteos pasteurizados, também podem conter o parasita.
    • Usar facas contaminadas, tábuas de corte ou outros utensílios. Utensílios de cozinha que entram em contato com carne crua podem abrigar os parasitas, a menos que os utensílios sejam lavados em água quente e sabão.
    • Comer frutas e vegetais não lavados. A superfície de frutas e vegetais podem conter o parasita. Para que se torne seguro, lave.-os, especialmente quando os come crus.
    • Receber um transplante de órgão infetado ou sangue por meio de transfusão. Em casos raros, a toxoplasmose pode ser transmitida através de um transplante de órgão ou transfusão de sangue.
    • Diagnóstico de toxoplasmose

      A maioria das mulheres grávidas não são examinadas rotineiramente para toxoplasmose. Sem um exame específico, a doença é muitas vezes difícil de diagnosticar, porque os sinais e sintomas, quando ocorrem, são semelhantes aos das doenças mais comuns, tais como a gripe e mononucleose.
    • Testes durante a gravidez

      Se o médico suspeitar que você tem a infecção de toxoplasmose, ele pode recorrer a testes de sangue que permitem verificar anticorpos para o parasita. Os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico, como resposta à presença de substâncias estranhas, tais como parasitas. Porque estes testes de anticorpos podem ser difíceis de interpretar, normalmente os resultados positivos são confirmados por um laboratório especializado no diagnóstico desta doença.
      Por vezes, você pode ser testado no início do curso da doença, antes do seu corpo ter a chance de produzir anticorpos. Neste caso, você pode ter um resultado negativo, mesmo que você esteja infetado. Para ter a certeza, o médico pode recomendar um novo teste várias semanas mais tarde.
      Na maioria dos casos, um resultado de teste negativo para toxoplasmose significa que você nunca foi infetado e, portanto, não está imune à doença. Se você tiver alto risco, você pode tomar certas precauções para não ser infetado.
      Um resultado positivo pode significar que você tem uma infecção ativa, mas também pode significar que você já foi infetado e se encontra imune à doença. Testes adicionais podem identificar quando é que a infecção ocorreu, com base nos tipos de anticorpos no seu sangue. Isto é especialmente importante se você estiver grávida ou se tiver HIV / AIDS.

      Tratamento para toxoplasmose

      A maioria das pessoas saudáveis não necessita de tratamento para toxoplasmose. Mas se você for de alguma forma menos saudável e tiver sinais e sintomas de toxoplasmose aguda, o médico pode prescrever os seguintes medicamentos:
      • Pirimetamina. Este medicamento, normalmente usado para a malária, é um antagonista do ácido fólico. Ele pode impedir o seu corpo de absorver o ácido fólico vitamina B (ácido fólico, vitamina B-9)
      • Sulfadiazina. Este antibiótico é utilizado com pirimetamina para tratar a toxoplasmose.


      Prevenção de toxoplasmose

      Certas precauções podem ajudar a prevenir a toxoplasmose. Estas incluem:
      • Usar luvas quando pratica jardinagem ou lida com solo. Use luvas sempre que trabalhar ao ar livre, e depois de terminar, lave bem as mãos com água e sabão.
      • Não comer carne crua ou mal cozida. Carnes, especialmente cordeiro, porco e vaca, podem abrigar organismos toxoplasma. Não coma carne antes de ser totalmente cozida. Evite carne curada crua.
      • Lavar os utensílios de cozinha completamente. Depois de preparar a carne crua, lave as tábuas de corte, facas e outros utensílios em água quente com sabão para evitar a contaminação cruzada de outros alimentos. Lave as mãos depois de manusear carne crua.
      • Lavar todas as frutas e legumes. Esfregue frutas e vegetais frescos, especialmente se você pretende comê-los crus. Retire as cascas quando possível, mas somente após a lavagem.
      • Não beber leite não pasteurizado. Leite não pasteurizado e outros produtos lácteos podem conter parasitas toxoplasma.
      • Cobrir caixas de proteção das crianças. Se você tiver uma caixa de areia, cubra-a para evitar que as crianças possam mexer nela.
      • fonte: http://www.saudecomdieta.com

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A História da Vacina e suas Prevenções

Nos dias 06  ,09 e 19 de Abril de 2018, foi realizada a atividade cultural  nas disciplinas  de Ciências e História com o tema A História da Vacina e suas prevenções, a  atividades foi ministradas pelos professores: Gerson, Elizabeth, Maju e Rosângela.
 Nestes dias os alunos puderam  conhecer um pouco mais de como age  as vacinas no nosso sistema imunológico  e diferenciar soro e vacinas.




Fotossíntese